Pôr fim ao roubo de moléculas
Fuma, pratica exercício físico, come alimentos fritos ou gordos, toma banhos de sol ou consome álcool? Segue um regime alimentar rigoroso, como vegetariano, vegano ou uma dieta baixa em gorduras? Se a sua resposta for afirmativa, pode estar interessado em aumentar a sua protecção antioxidante contra os danos provocados pelos radicais livres.
Radicais livres
Os radicais livres são moléculas às quais falta um electrão, tornando-as instáveis. Habitualmente produzidos durante o metabolismo ou pelo sistema imunitário, factores ambientais como poluição, radiação, fumo de tabaco e herbicidas podem também criar radicais livres. O mesmo acontece com a idade. Visando substituir o seu electrão em falta, os radicais livres procuram moléculas estáveis e “roubam” os seus electrões, desencadeando um efeito dominó à medida que a molécula-alvo se torna ela própria instável.
Antioxidantes
Como funcionam? Os antioxidantes são moléculas com um electrão adicional. Os mesmos neutralizam os radicais livres ao doar o seu electrão adicional, convertendo-os novamente em moléculas normais de oxigénio e pondo fim a esta nociva reacção química em cadeia.
Vitamina E e lecitina
O NUTRILITE™ Lecitina E é uma fonte suplementar rica de vitamina E e lecitina, um fosfolípido utilizado por todas as células do nosso organismo. A vitamina E ocorre em oito formas químicas naturais; contudo, algumas são melhor absorvidas pelo nosso organismo do que outras. O NUTRILITE Lecitina E contém apenas d-alfa-tocoferol, a forma mais activa de vitamina E no nosso organismo.
A lecitina proveniente de sementes de soja é um emulsionante das gorduras existentes em substâncias gordas. A lecitina também é uma boa fonte de colina, por vezes designada como uma vitamina do complexo B, e de ácido linoleico, um ácido gordo essencial. De particular interesse para os atletas: devido ao facto de o metabolismo do organismo criar radicais livres durante o exercício aeróbico, os suplementos de vitamina E são particularmente importantes para pessoas que praticam desporto. A vitamina E contribui para a protecção das células da tensão oxidativa e o ADN, as proteínas e os lípidos de danos oxidativos.
Fontes naturais de vitamina E e lecitina
Apesar de existirem muitas fontes naturais de vitamina E e lecitina prontamente disponíveis, muitos de nós não consomem quantidades adequadas. A vitamina E é encontrada em óleos vegetais, de oleaginosas e de sementes, avelãs, amêndoas, sementes de girassol, gérmen de trigo e legumes verdes-escuros, como couves, espinafres e brócolos.
Se procura aumentar o seu aporte de lecitina, consuma bastantes gemas de ovo, repolho, couve-flor, grão-de-bico, sementes de soja, ervilhas partidas, sementes e oleaginosas.
NUTRILITE Lecitina E Referência 4042